sábado, 24 de novembro de 2012

O Xcode

Olá a todos!!!

Neste post irei falar sobre minhas recentes descobertas a respeito do Xcode. Devido a comentários e certas experiências prévias com esta IDE, sempre desacreditei desta ferramenta. Mas confesso hoje que o Xcode possui grande chance de se tornar uma plataforma interessante de desenvolvimento muito mais do que já é no futuro.

A primeira vantagem que elenco é que o Xcode é uma ferramenta compacta. Utilizando o design já conhecido da Apple, temos tudo o que precisamos a priori para desenvolver nas barras laterais e painel superior. O ponto negativo, por outro lado, também seria esse fator, já que muitas das funcionalidades presentes em outras IDEs inexistem no Xcode.

Uma coisa que me incomodou muito quando iniciei o desenvolvimento usando o Xcode foi a ausência de um gatilho prático para visualizar o resultado de um output. Para exibição de logs, o Xcode conta com uma barra inferior que, por algum motivo, não abre quando compilamos um projeto. Assim, logo aparece na tela que a compilação foi finalizada com sucesso, mas nenhum output é mostrado a priori. É um detalhe um tanto quanto besta e newbie, mas também por outro lado é um erro de design.

Painel Superior do Xcode com as principais opções.

Como já foi comentado acima, o Xcode é organizado em 3 barras: As duas laterais e a inferior. Esse conjunto de barras recebe o nome de Views.
  • A barra inferior mostra as informações de depuração e o output. 
  • A barra da direita mostra as propriedades do que estamos trabalhando (arquivo, imagem) e nos da acesso a ajuda rápida e aos guias de programação da Apple.
  • A barra da esquerda exibe a organização do projeto em pastas lógicas, a hierarquia das classes, erros no código e informações de depuração. Também oferece uma barra de pesquisa para localizarmos informações no código.
O Xcode também possui esquemas de visualização diferentes do editor de código. Para contextualizar, a opção central dos botões do grupo Editor do painel central exibe o .h e o .m respectivo ao  arquivo que se esta trabalhando emparelhados.

Um aspecto interessante do Xcode a se ressaltar são os Schemes presentes no painel central. Nele, configuramos para qual plataforma Apple queremos compilar nosso projeto.

A organização do projeto em pastas lógicas é iniciado da seguinte forma:

Pastas lógicas
  • Pasta com o nome do projeto: Contém todas as classes referentes ao projeto;
  • Frameworks: Contém as bibliotecas que estamos utilizando da API Cocoa. No caso estou usando a Framework Foundation;
  • Products: É o resultado do nosso projeto. Nesse caso, o produto do código dependerá do template que foi usado na criação do projeto. No meu caso, o resultado gerado será uma tela de console.
O aspecto que diferencia o Xcode de demais IDEs é a sua ferramenta de analise do código (disponível através do atalho SHIFT + COMMAND + B). Este comando faz com que o Xcode analise o código buscando possíveis problemas, como, por exemplo, memory leaks, loops infinitos e variáveis não inicializadas.


No próximo post estarei introduzindo alguns conceitos referentes a linguagem Objective-C para, então demonstrar suas principais características.

SEE YOU NEXT MISSION

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar a sua participação!