Neste post irei falar sobre a plataforma de desenvolvimento Android.
Em primeiro lugar, os emuladores. Para cada versão do Sistema Operacional, temos uma versão de emulador. Quando criamos o nosso projeto, especificamos qual será a versão de compatibilidade (versão mínima) e a versão do SO que desejaremos utilizar a API. Isso delimita o que podemos e o que não podemos usar no desenvolvimento da aplicação.
Um ponto a se considerar é a lentidão dos emuladores Android. Realmente é péssimo o desempenho no PC ou no MAC. Realizei testes com o jogo e outras aplicações durante o processo de desenvolvimento e pude constatar que a perda de FPS chegava a ser maior que a metade.
Também realizei os mesmos testes em um celular Samsung Galaxy Next (também conhecido como Samsung Galaxy Mini) e obtive uma performance um pouco maior, apesar deste dispositivo ter se mostrado não forte o suficiente para rodar o jogo tranquilamente em 30 FPS.
Por fim, realizei os testes em um tablet Genesis GT-7220 e obtive resultados bem satisfatórios, provando que os tablets possuem um desempenho mais interessante para jogos.
Todas estas comparações mostram a importância de se desenvolver com cuidado uma aplicação em Android, em especial um game. Recaptulando:
1- Desenvolver uma aplicação em Android é complexo, pois devemos estar constantemente tomando cuidado com as versões dos Sistemas Operacionais, tentando manter o mais multi-versão possível (compatível com várias versões do Sistema Operacional Android).
2- O hardware dos dispositivos que contém o Android são muito heterogêneos. Ou seja, deve-se ter atenção a tópicos como qual será a resolução empregada, como esse jogo se portará em dispositivos rápidos e lentos, e quais são os recursos extras que se deseja utilizar (nem todos os celulares tem teclado de botões por exemplo).
3- Para desenvolver um jogo, é importante ter um dispositivo externo, pois os emuladores de Android são terrívelmente lentos.
Nos próximos posts estarei falando sobre como é desenvolver aplicativos de Layout e jogos usando o Android e quais são as peculiaridades envolvidas.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar a sua participação!