Hoje vou falar sobre como funciona o processo de desenvolvimento de aplicativos no Android.
Android é um Sistema Operacional móvel desenvolvido pela Google que roda sobre um núcleo Linux. Para desenvolver para esta plataforma existem duas maneiras.
A primeira é utilizando a Android SDK e Java, e a segunda é utilizando a NDK. A primeira alternativa trás formas mais fáceis de chegar ao resultado desejado, já a segunda trás uma API nativa para desenvolvimento em C/C++ que se apresentam como uma alternativa mais otimizada e com acesso a recursos ofuscados pela SDK.
Criando-se um projeto no Eclipse usando a SDK, é possível perceber as seguintes pastas:
- Assets: Pasta que conterá todos os arquivos externos extras ao jogo.
- Res: Tem como objetivo armazenar os arquivos XML que são utilizados quando estamos trabalhando com Layouts. Também armazena as imagens da aplicação, mas é possível armazena-las dentro da pasta Assets. O interessante desta pasta é que, no caso de layouts, armazenam-se versões da mesma imagem de tamanhos diferentes em pastas diferentes, e assim o Android pode decidir de acordo com a resolução do aparelho qual imagem utilizar.
- Src: Pasta que contém os arquivos .java. É importante ressaltar que o nome do package da aplicação deve ser único.
Para desenvolvermos uma aplicação com layout, basicamente temos que trabalhar com arquivos XML que deverão especificar os tipos e as características dos elementos de layout (buttom, image view, radio buttom,...). Além disso, esses arquivos deverão estabelecer a ponte entre o elemento e o código de sua lógica que será implementado nas classes java (bem ao estilo Pattern Observer).
Observe abaixo na figura que, na parte esquerda temos alguns exemplos de componentes como uma TextView, CheckBox, RadioButton, Button, SelectBox, dentre outras... E para construir o layout basta arrastá-los para a tela preta, formando assim códigos XML que podem ser alterados nos layouts de configuração XML. Ainda é possível definir as propriedades de cada elemento, como tamanho, cor e quem será o listener do elemento.
Nesse post foquei em explicar basicamente como funciona a interface de criação de layouts. No próximo post estarei falando sobre como desenvolver uma aplicação do tipo jogo.
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