terça-feira, 27 de novembro de 2012

As Frameworks da Apple

Olá a todos!!!

Neste post irei dar continuidade aos assuntos referentes ao Objective-C, Porém focando na cronologia dos ambientes de desenvolvimento oferecidos pela Apple desde muito cedo, para que entendamos como as coisas chegaram a ficar da maneira em que estão.

A primeira grande API de desenvolvimento da Macintosh considerável foi a Carbon. Esta é uma API procedural desenvolvida em C que sucedeu a Toolbox API e foi usada nas versões Mac OS 8 e 9, e nas versões do Mac OS X 32 bits anteriores à 10.8 (Mountain Lion), onde então se tornou depreciada.

A Cocoa Framework foi criada no Mac OS X 10.5 (Leopard), onde surgiram os primeiros Macs com processador 64 bits. Desde então, os desenvolvedores são encorajados a portar suas aplicações para Cocoa usando Objective-C.

Alguns programas conhecidos que usaram Carbon: Final Cut Pro (versões anteriores à X), iTunes (até a versão 10.4) e Adobe Photoshop (até Abril de 2010).

A Cocoa consistem em três Frameworks: 
  • Foundation: Contém as principais funcionalidades do Objective-C implementadas. Corresponde a todas as coleções e tipos primitivos básicos;
  • Application Kit: Representam as principais funcionalidades para se construir um App;
  • Core Data: Usado para criar-se persistências e databases.
A framework Foundation usa outra framework base conhecida como Core Foundation (CF). Esta é uma API escrita em C que possui basicamente as mesmas funcionalidades de Foundation, porém mais voltadas para aplicações multiplataforma e de mais baixo nível. Portanto, a Core Foundation é mais baixo nível que a própria Cocoa.
Muito código da Foundation usa a Core Foundation como já comentado, porém de modo menos completo. Algumas funcionalidades da CF simplesmente inexistem na Foundation.

Por hora é só!
Até mais ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar a sua participação!