sábado, 10 de novembro de 2012

Aspectos gráficos - Learning Explorer

Olá pessoal!

Hoje estarei falando dos aspectos gráficos do jogo "Learnig Exploder" que estamos desenvolvendo.
Vamos lá!


(Figura 1 - Tela Inicial 1)
Figura 1 - Tela Inicial 1


Eu sempre procuro usar cores associadas a proposta do projeto, assim, na figura 1 podemos ver o fundo simples em degradê azulado, optei por essa cor pelo seu significado relacionado a inteligência, assim como o amarelo do logotipo que também inspira o conhecimento, já que nosso objetivo neste jogo é mexer com o raciocínio ao se deslocar pelos labirintos(fases) com a associação de palavras que irão despertar uma percepção positiva no jogador, que irá aprender novas palavras de uma maneira divertida, bem como inspira-se a pesquisar outras além das escolhidas para o Learnig Exploder!
Associada as cores, também preso pelo significado das formas básicas, o circulo é associado a diversos significados, dentre ele destaco a qualidade de ciclo. Utilizando a ideia de ciclo, coloquei as representações do alfabeto e dos números no interior do circulo para formar o conceito de que sempre temos algo a aprender em qualquer área e que o aprendizado inicial é a base de todos o conhecimento!

Figura 2 - O Círculo e o Aprendizado Básico
Figura 2 - O Círculo e o Aprendizado Básico

A estrela completa o simbolo com a ideia de várias direções e escolhas que temos na vida, também considerada um simbolo de sucesso, demonstra que o conhecimento nos dá oportunidades para fazermos as melhores escolhas.

Figura 3 - Estrela
Figura 3 - Estrela

Por fim, a tela inicial montada, o logotipo tem um efeito de rotação e os botões aparecem através de animação.

Figura 4 - Tela Menu Inicial
Figura 4 - Tela Menu Inicial

Os fundos das fases seguiram os conceitos de cores também e a princípio são como o fundo do menu inicial com a cor alterada se acordo com o nível da fase, mas serão feitos fundos mais elaborados assim que possível. A sequência de cores é: amarelo, verde, azul, roxo, laranja, vermelho, prata e dourado.

Figura 5 - Fundo Amarelo (Fase 1)
Figura 5 - Fundo Amarelo (Fase 1)


A animação clássica de início de fase foi reproduzida com a inspiração (a pedidos) do efeito utilizado no logotipo da Capcom. Segue o Sprite:  

Figura 6 - Ready
Figura 6 - Ready
Figura 7 - Go!!!

A bolinha é uma animação bem simples:
Figura 8 - Bolinha
Figura 8 - Bolinha
E aqui temos as "Cerâmicas" que utilizaremos a princípio, elas tem uma versão contornado para ser usada como efeito:

Figura 9 - "Cerâmica" Borboleta
Figura 9 - "Cerâmica" Borboleta
Figura 10 - "Cerâmica" Cartas
Figura 10 - "Cerâmica" Cartas
Figura 11 - "Cerâmica" Tulipa
Figura 11 - "Cerâmica" Tulipa
Figura 12 - "Cerâmica" Beija-Flor
Figura 12 - "Cerâmica" Beija-Flor
Figura 13 - "Cerâmica" Abóbora
Figura 13 - "Cerâmica" Abóbora

E, um exemplo de animação da abóbora quebrando:

Figura 14 - "Cerâmica" Abóbora Quebrando
Figura 14 - "Cerâmica" Abóbora Quebrando

A explosão será utilizada em alguns efeitos como por exemplo a chamada da tela game over, quando o jogador é vencido em uma fase ela recebe várias explosões.

Figura 15 - Explosão

A tela de créditos tem os dados do curso e das disciplinas a qual apresentaremos o jogo.
Figura 16 - Tela Créditos
Essa é a tela de Game Over que aparece após a explosão, ainda está sem animações, mas pretendemos dar uma agitada nela.
Figura 17 - Tela Game Over

Por enquanto são esses os assets prontos para utilizar e alguns inclusive já implementados!
Até a próxima!



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