sábado, 24 de novembro de 2012

Desenvolvimento do jogo para IOS

Olá a todos!!!

Até então foram demonstrados diversos conceitos e funcionalidades a respeito do desenvolvimento do projeto em Android. Apesar do mesmo ainda não estar finalizado, decidi inserir um break point momentâneo e trabalhar com o ambiente de desenvolvimento IOS já que a entrega do protótipo do jogo para a matéria de Programação de Jogos da Dispositivos Móveis também se aproxima.

Na minha opinião, desenvolver jogos para a plataforma IOS da Apple é altamente mais complexo do que desenvolver jogos para Android. Para comprovar tal afirmação, elenco os seguintes motivos:
  • Para desenvolvermos uma aplicação em IOS, na prática temos que desenvolver o projeto num Macintosh. Apesar da excelência do produto, há de se concordar que o preço não é acessível;
  • Para testar o resultado, não dispomos de acesso licito aos devices (iPhone, iPad, iPod) como fazemos em Android, a menos que pague-se os 99 dólares da licença de desenvolvedor. A vantagem é que a licença Apple Developer nos da "acesso" à Apple Store;
  • Concatenando com o comentário acima exposto, a Apple Store é considerada um meio de difícil publicação. Alguns dos motivos envolvem a espera na fila de produtos a serem lançados, a lista de exigências para seu produto ser aceito (a mais conhecida delas é que a aplicação deve remover todo o seu conteúdo da memória 5 segundos após ser fechada), a passagem dos dados do produto é recebida por eles apenas via fax, dentre outros motivos;
  • Talvez o maior motivo, a Apple utiliza como linguagem padrão para suas Aplicações o Objective-C que, apesar de possuir alguns elementos interessantes, é a princípio mais difícil de aprender;
  • O Xcode tem as suas peculiaridades, mas ainda não possui o prestígio e a qualidade de IDEs como o Visual Studio e Eclipse.

Apesar disso, diversas são as vantagens de se desenvolver para IOS e Mac OS. Dentre as principais razões, destaco:
  • As plataformas da Apple são muito mais instáveis que as demais;
  • Ao desenvolvermos uma aplicação, devemos nos preocupar apenas com a resolução do dispositivo em questão. Questões que envolvem versão do Sistema Operacional e Hardware são homogêneas para todos os aparelhos (desconsiderando diferenças de desempenho entre plataformas diferentes, como iPhone VS iPad), uma vez que a Apple oferece update gratuito do IOS para as novas versões do SO que venham a surgir;
  • Para quem já programou usando os recursos do Sistema Operacional Windows e a sua temida e mal falada Notação Húngara (existe alguém que ainda não use Windows Form ou XNA?), irá se maravilhar com a diferença entre esta e a Cocoa (API nativa do Mac que nos oferece acesso aos recursos do SO). Até mesmo os header files das frameworks da Cocoa são extremamente organizados e passíveis de leitura;
  • Querendo ou não, a Apple Store é muito mais organizada que o Google Play/Android Market. Pra começar, você dificilmente (para não dizer nunca) irá baixar uma aplicativo em seu IOS que venha infestado de propagandas ou com uma qualidade horrível. Além de que, aplicativos IOS e Mac OS possuem mais tendência a serem comprados devido ao poder aquisitivo do público que consome os produtos dessas plataformas e a dificuldade para se craquear tais produtos ser maior (lembrem-se que o Android é Open Source e isso sempre irá soar negativo para aplicações comerciais);
  • E por fim, o motivo que talvez faça muita gente preferir de cara aprender a desenvolver para dispositivos móveis a partir do IOS é que, apesar da ausência de acesso free aos recursos de um device físico, o emulador de iPhone e iPad são simplesmente fenomenais. A performance e a abertura dos mesmos acontecem em tempo real no Mac. 

Bem, por hora é isso. No próximo post estarei expondo o funcionamento do Xcode...

Até a próxima!

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