segunda-feira, 8 de julho de 2013

Level Design - Sistema de Criação do Conceito das Fases

Olá pessoal!

Hoje estarei falando sobre como elaborei um esquema no Corel PhotoPaint para a criação livre do Level Design de nosso jogo.

Aprofundando o tópico anterior (visualize aqui), para a criação de um novo labirinto, em código são necessários os seguintes passos:

a) Criar uma nova Classe de estrutura de Levels com o nome correspondendo do mesmo
b) No construtor da classe configurar o Level atual com: Assets(Fundo e Música),  posição inicial da bolinha, tempo de duração da fase, próxima fase a ser chamada e máximo de letras coletáveis.
b) No método “initWall()” criar a wall desejado na lista de walls

Ex :
      //Linha 1
      size.set(360,60); // (Largura do retângulo X altura)
      position.set(0,120); // (posição em x e y do inicio do retângulo)

Assim, optamos por uma tela de 480 x 800, que nos permitiu criar um padrão de retângulos que tem como base um quadrado de 60 x 60.

(Figura 1: Exemplo de conceito - Fase 2)

Com essa decisão tomada pensei em um esquema para facilitar a visualização das fases antes de passa-las para o código, além de permitir que qualquer pessoa faça um labirinto sem precisar se preocupar com fatores técnicos.

Observe a  Figura 1, é um png com o conceito do labirinto feito no Corel PhotoPaint, para chegar nele, em uma imagem 480x800 fiz uma grade com tamanho de 60 x 60 e verifiquei onde haveriam cortes de quadrados, como se pode observar na parte amarela, posicionei essas sobras de acordo com a HUD que iremos utilizar e o restante preenchi com quadrados de 60x60 em azul na mesma camada lado a lado, o que possibilita usar o balde de tinta para preencher os quadrados que deseja que sejam paredes, cor preta no exemplo. Em seguida, fiz novos quadrados 60x60 cada um em uma camada para poder verificar a posição x e y correspondentes ao quadrado selecionado, e é está posição que utilizo no código:

Ex:
            position.set(0,120); // (posição em x e y do inicio do retângulo)
           
        Já a largura e altura dos parâmetros size.set são correspondentes a quantidade de quadrados na horizontal ou vertical.           

      Ex: de retângulo horizontal formado por 2 quadrados

size.set(120,60); // (Largura do retângulo x altura)

           
      Ex: de retângulo vertical formado por 3 quadrados

size.set(60,180); // (Largura do retângulo x altura)


Para finalizar temos a legenda na Figura 2 com os demais elementos:

(Figura 2: Legenda de elementos do editor de fases)

E é este o esquema para criar as fases que utilizamos, graficamente qualquer um pode elaborar sua fase sem se preocupar com os aspectos técnicos em um primeiro momento, e no mesmo projeto obter as informações necessárias para a montagem dos labirintos em código.

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